Mantenedora

A Faculdade ENDEX é mantida pela Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência – ENDEX (Gilmar Martins de Paiva ME) pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de firma individual, com fins lucrativos, sede e foro na cidade de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais e registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica sob o número de CNPJ 22.952.940/0001-13.

Além de manter a Faculdade, a ENDEX também atua na manutenção de cursos Técnicos da Educação Básica e realiza Gestão terceirizada de cursos de Pós-graduação.

Finalidades da Mantenedora

1) Sustentar por meio de recursos financeiros, humanos e materiais a mantida e realizar acompanhamento, direcionamento e controle para que possa oferecer educação de qualidade em conformidade com a legislação vigente.

2) Realizar o direcionamento de forma administrativa da mantida.

A ENDEX

A Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência – ENDEX foi fundada em 29 de julho de 2015, em Pouso Alegre, por professores e empreendedores apaixonados pela educação que se incomodavam por perceber que nem todos possuem a chance ou a oportunidade de iniciar uma graduação, por não ter condições financeiras.

Genuinamente sul-mineira, a instituição oferecia inicialmente  curso de extensão, cursos in company, acrescentando Pós-Graduação, em 2016 em parceria com a Unincor – Universidade do Vale do Rio Verde e em 2018 acrescentando a parceria com a FUMESC – Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação.

Ao longo de seus cinco anos, a ENDEX já capacitou quase 9 mil alunos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Contribuir para o crescimento pessoal e profissional com excelência é a mola propulsora das ações dos fundadores da ENDEX.

IDENTIDADE ESTRATÉGICA

Missão

Formar pessoas, com excelência acadêmica, capazes de transformar a sociedade em que estão inseridas, propondo soluções éticas, socio-responsáveis e inovadoras.

Visão

Ser uma instituição de ensino superior de excelência acadêmica, com sustentabilidade econômico-financeira, reconhecida nacionalmente até 2025

Princípios
e Valores
Institucionais

✓ Auto sustentação

✓ Conhecimento prático

✓ Ética

✓ Excelência Acadêmica

✓ Inovação

✓ Ousadia e tenacidade

✓ Parceria

✓ Relacionamento duradouro

✓ Utilidade

✓ Valorização das Pessoas

Diferenciais da Faculdade ENDEX

Temos compromisso com a excelência acadêmica e com a inovação. A paixão pelo que fazemos é o que conduz os rumos da instituição. Buscamos constantemente por novos métodos e novas tecnologias para direcionar nossos alunos pelo seu caminho rumo ao futuro.

Novas estratégias de ensino e aprendizagem baseadas em metodologias ativas que vão além da sala de aula tradicional

Proposição didática que tem como objetivo reconhecer a capacidade de desenvolver nos alunos hábitos de raciocínio, pesquisa e resolução de problemas, num mundo de rápidas mudanças, além de contribuir para a maturidade acadêmica.

Uso de projetos autênticos e realistas baseados em uma questão, desafio ou problema motivador e envolvente que faça sentido para os alunos.

Estratégia instrucional aplicada em sequência de atividades que incluem etapas prévias ao encontro com o professor e acompanhadas por este que atua como facilitador de aprendizagem.
Metodologia baseada na resolução de problemas, aplicada em grande grupo (classe, turma) e com a participação do professor. Estimula o “saber fazer”. Parte da observação das necessidades do real e considera a experiência de cada um, para a solução do problema naquela realidade observada.

Método de ensino ativo cujo objetivo principal é tornar as aulas mais interativas e fazer com que os alunos interajam entre si ao longo das aulas, procurando explicar, uns aos outros, os conceitos estudados e aplicá-los na solução das questões apresentadas.

Laboratórios inovadores

Com o que existe de mais atual em relação a aspectos de infraestrutura, softwares, aplicativos.

Componentes curriculares alinhadas com o que existe de mais atual no mercado pós-pandemia

Nossas estruturas curriculares foram construídas a partir de pesquisas com as necessidades futuras pós-pandemia Covid-19 do mundo do trabalho e da inovação.

Novos ambientes de aprendizagem

A construção do conhecimento não acontece somente a partir da sala de aula, todo e qualquer momento pode ser um momento de aprendizagem.

Novas tecnologias educacionais

Trazendo para o processo o que existe de mais moderno em termos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

Mapas conceituais

O conhecimento é apresentado e construído a partir de estruturas que representam um conjunto de ideias e conceitos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Redes digitais de aprendizagem

O conhecimento não está mais atrelado apenas ao relacionamento aluno-professor-aluno, utilizaremos redes de aprendizagem para um conhecimento mais plural e atualizado.

Mobile learning

Utilização de aplicativos on-line para o processo de ensino-aprendizagem.

Sala de aula invertida

O aluno é o “sujeito-ativo” na construção do seu conhecimento. O conhecimento não emana apenas do professor, o aluno é instigado a buscar o conhecimento e também trazê-lo para a sala de aula.

Cultura Maker

Aqui o aluno aprende fazendo, desde o primeiro período o aluno é estimulado a “colocar a mão na massa” com a orientação e acompanhamento dos professores.

Design learning

A aprendizagem será construída a partir da percepção dos alunos em relação ao seu desenvolvimento. O plano de ensino será replanejado de acordo com o desenvolvimento da disciplina.

Gamificação

O processo de ensino-aprendizagem será apoiado por ferramentas lúdicas que tornarão o dia a dia mais atrativo e interessante, como jogos de empresas.

Design thinking

Técnica em que o conhecimento é desenvolvido em três etapas – fase de imersão (destinada a buscar informações sobre o objetivo de estudo), ideação (utilização da técnica brainstorming para busca de ideias) e prototipação (para dar corpo à ideia apresentada, incluindo informações e materiais).

Aprendizado científico colaborativo (academic coworking)

A apreensão e construção do conhecimento se dará de forma colaborativa.

Protagonismo dos(as) graduandos(as)

O aluno será o “ator principal” da sua trajetória acadêmica, desde o início do seu curso ele será estimulado a tomar a iniciativa na busca do conhecimento.

Parcerias

Fortalecemos as relações com os discentes, colaboradores e comunidade microrregional, para facilitar o ingresso e a permanência do discente nos seus cursos.

Atendimento diferenciado

Nos relacionamos com respeito e transparência com os discentes e demais membros da comunidade acadêmica, além de oferecer políticas de desconto diferenciado para colaboradores de empresas conveniadas, fortalecendo a relação entre a IES e a comunidade.

Documentos Institucionais

PDI

PPC ADM Presencial

PPC ADM EAD

PPC CONT

PPC RH

PPC RH EAD

PPI

Regimento Geral

Regulamentos

Estágio

ATC

Extensão

Portarias de Nomeação

CPA

NDE

CONSUP

Colegiado

DDA

Ouvidor

Vice-Direção

CEAD

Coordenação

NAD

Bibliotecária

Tutoria

Faculdade Endex
Rua Pedro Caldas Rebello, 205 – Bairro Santa Dorotéia – Pouso Alegre/MG
Todos os direitos reservados.

Estamos em fase de credenciamento Institucional para oferta de cursos de graduação presencial e EAD.

Assim que tivermos nossos atos autorizativos expedidos pelo MEC, você poderá acessá-los.