A Faculdade ENDEX é mantida pela Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência – ENDEX (Gilmar Martins de Paiva ME) pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de firma individual, com fins lucrativos, sede e foro na cidade de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais e registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica sob o número de CNPJ 22.952.940/0001-13.
Além de manter a Faculdade, a ENDEX também atua na manutenção de cursos Técnicos da Educação Básica e realiza Gestão terceirizada de cursos de Pós-graduação.
1) Sustentar por meio de recursos financeiros, humanos e materiais a mantida e realizar acompanhamento, direcionamento e controle para que possa oferecer educação de qualidade em conformidade com a legislação vigente.
2) Realizar o direcionamento de forma administrativa da mantida.
A Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência – ENDEX foi fundada em 29 de julho de 2015, em Pouso Alegre, por professores e empreendedores apaixonados pela educação que se incomodavam por perceber que nem todos possuem a chance ou a oportunidade de iniciar uma graduação, por não ter condições financeiras.
Genuinamente sul-mineira, a instituição oferecia inicialmente curso de extensão, cursos in company, acrescentando Pós-Graduação, em 2016 em parceria com a Unincor – Universidade do Vale do Rio Verde e em 2018 acrescentando a parceria com a FUMESC – Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação.
Ao longo de seus cinco anos, a ENDEX já capacitou quase 9 mil alunos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Contribuir para o crescimento pessoal e profissional com excelência é a mola propulsora das ações dos fundadores da ENDEX.
Formar pessoas, com excelência acadêmica, capazes de transformar a sociedade em que estão inseridas, propondo soluções éticas, socio-responsáveis e inovadoras.
✓ Auto sustentação
✓ Conhecimento prático
✓ Ética
✓ Excelência Acadêmica
✓ Inovação
✓ Ousadia e tenacidade
✓ Parceria
✓ Relacionamento duradouro
✓ Utilidade
✓ Valorização das Pessoas
Proposição didática que tem como objetivo reconhecer a capacidade de desenvolver nos alunos hábitos de raciocínio, pesquisa e resolução de problemas, num mundo de rápidas mudanças, além de contribuir para a maturidade acadêmica.
Uso de projetos autênticos e realistas baseados em uma questão, desafio ou problema motivador e envolvente que faça sentido para os alunos.
Método de ensino ativo cujo objetivo principal é tornar as aulas mais interativas e fazer com que os alunos interajam entre si ao longo das aulas, procurando explicar, uns aos outros, os conceitos estudados e aplicá-los na solução das questões apresentadas.
Com o que existe de mais atual em relação a aspectos de infraestrutura, softwares, aplicativos.
Nossas estruturas curriculares foram construídas a partir de pesquisas com as necessidades futuras pós-pandemia Covid-19 do mundo do trabalho e da inovação.
A construção do conhecimento não acontece somente a partir da sala de aula, todo e qualquer momento pode ser um momento de aprendizagem.
Trazendo para o processo o que existe de mais moderno em termos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
O conhecimento é apresentado e construído a partir de estruturas que representam um conjunto de ideias e conceitos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
O conhecimento não está mais atrelado apenas ao relacionamento aluno-professor-aluno, utilizaremos redes de aprendizagem para um conhecimento mais plural e atualizado.
Utilização de aplicativos on-line para o processo de ensino-aprendizagem.
O aluno é o “sujeito-ativo” na construção do seu conhecimento. O conhecimento não emana apenas do professor, o aluno é instigado a buscar o conhecimento e também trazê-lo para a sala de aula.
Aqui o aluno aprende fazendo, desde o primeiro período o aluno é estimulado a “colocar a mão na massa” com a orientação e acompanhamento dos professores.
A aprendizagem será construída a partir da percepção dos alunos em relação ao seu desenvolvimento. O plano de ensino será replanejado de acordo com o desenvolvimento da disciplina.
O processo de ensino-aprendizagem será apoiado por ferramentas lúdicas que tornarão o dia a dia mais atrativo e interessante, como jogos de empresas.
Técnica em que o conhecimento é desenvolvido em três etapas – fase de imersão (destinada a buscar informações sobre o objetivo de estudo), ideação (utilização da técnica brainstorming para busca de ideias) e prototipação (para dar corpo à ideia apresentada, incluindo informações e materiais).
A apreensão e construção do conhecimento se dará de forma colaborativa.
O aluno será o “ator principal” da sua trajetória acadêmica, desde o início do seu curso ele será estimulado a tomar a iniciativa na busca do conhecimento.
Fortalecemos as relações com os discentes, colaboradores e comunidade microrregional, para facilitar o ingresso e a permanência do discente nos seus cursos.
Nos relacionamos com respeito e transparência com os discentes e demais membros da comunidade acadêmica, além de oferecer políticas de desconto diferenciado para colaboradores de empresas conveniadas, fortalecendo a relação entre a IES e a comunidade.